segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A arte do desapego...

Convido a todos a parar e olhar a sua volta,quantos papeis, objetos, roupas que estão perto sem serem utilizados por você?
Como já mencionei em outro post, é preciso deixar o velho ir para o novo chegar!

Parece tão simples, mas é muito dificil para muitas pessoas por diversos fatores, ou pela desorganização ao guardar, o que faz esquecerem que "aquilo" existe, pelo apego de um dia precisar, pelo valor sentimental que carrega consigo... e assim vai...

Mas pensem comigo, quando há um barzinho super legal e que você quer muito ir, mas chega lá está lotado! o que acontece? 
1ª hipótese você desiste e vai para outro lugar "menos interessante"; 
2ª hipótese você fica na porta a esperar alguém sair para liberar a vaga, correto?

Na vida o fluxo de energia funciona da mesma forma, é física "Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço" primeiro você deve deixar livre, não é vazio, é livre é deixar ir no físico e no espiritual... assim o novo vem...
Aquilo que não te serve mais, o que não se faz mais necessário na sua vida é o que está faltando em outras... cabe ressaltar que quando me refiro ao velho, ao antigo, é no significado de não me é útil... por exemplo:
Eu tenho blusas que já tem mais de 06 anos, mas são muito uteis e as matenho comigo, já outras que comprei ano passado não me servem mais... o velho aqui são as blusas mais novas... ou seja, não é a "idade" das coisas e sim a real utilidade, compreendido?
Se  o apego é muito intenso deixo uma dica:
1º passo: Avalie tudo, (lembrancinhas, papéis, cartas, bibelôs, roupas, calçados, livros, ......) que estão a sua volta.
2º passo: Separe tudo que faz mais de um ano que não usa, ou que está apertado, pequeno...
3º passo: Se o sentimento ainda assim falar mais alto, guarde todos esses objetos/pertences em uma caixa ou sacola identificado, "para doação".
4º passo: Deixe por 03 meses assim... se durante esse período tudo que estiver ali não te fizer falta pegue no mesmo momento e dê para quem precisa... 
5º passo: Observe a sua vida quantas coisas novas irão chegar... e quando o novo chegar nada de ficar acomodado, mantenha esse ciclo sempre em  movimento...


Eu tenho o hábito de a cada nova compra de roupa ou calçado, olho o que eu já não uso mais e no mesmo momento separo e entrego... nunca me fez falta o que foi doado, pelo contrário abriu cada vez mais espaço para o novo em minha vida...

Só reforçando nada de tentar se boicotar, colocando tudo dentro de caixas lindas e deixando o ambiente "esteticamente" organizado mas cheio de coisas inúteis... Até recomendo que usem as caixas organizadoras, para guardar o essencial, guardar de forma organizada viu? deixar identificado o que está ali, por quanto tempo deve ficar guardado, se são boas recordações deixar com o dizer "Lindas histórias..."  pois já vi muita gente dizendo "estou praticando o desapego" e quando vou olhar as caixas está tudo lá escondido... não adianta nada... ok?

Desta forma, fica a proposta a cada um de vocês! Vamos iniciar 2012 só com o que realmente essencial para nós e deixar o novo, a abundância e a prosperidade adentrarem as nossas vidas!

Se ainda assim, for difícil desapegar lembre-se da mãe natureza; as árvores abrem mão de suas folhas que trazem seu alimento para que possa sobreviver nas fases mais frias do ano, suas folhas adubam o solo trazendo força para suas raizes... depois abrem mão de suas belas flores para que os frutos possam crescer, e os frutos... ah os frutos são o alimento de muitos serem além de trazem a esperança de novas árvores em suas sementes... mas por nenhum momento a árvore reclamou ou sofreu por  deixá-los partir... pelo contrário tudo voltou em seu próprio beneficio...

"Que haja transformação, e que comece comigo."
                                                         Marilyn Ferguson


Nenhum comentário:

Postar um comentário