sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Compreendendo o ciclo

Como já estudamos em química, física e biologia, tudo é energia, tudo conduz energia o que se alteram são as intensidades...
A cultura oriental há muitos anos já estabeleceu o ciclo em que a energia flui independente do lugar, o ciclo sempre será o mesmo e quando falta um elo a energia se dispersa, para isso vamos compreender quais são os elementos e seus respectivos movimentos:


Os 5 elementos são, fogo, terra, metal, água e madeira,  estes compõe um ciclo pois um elemento alimenta o outro, assim a energia não se dispersa, fica retida e em constante expansão, ou seja, um elemento gera o outro, vamos entender o porque:


Fogo: este representa a explosão, o calor e o movimento, a busca do ponto máximo, por ter uma energia muito forte é multidirecional, é representado pelo vermelho e objetos que emitem luz e calor.

Terra:  quando nos acontece algo inesperado e de impacto negativo o que dizemos? "Perdi o chão" não é mesmo, o elemento terra é que dá suporte, o que estabiliza, o que absorve, o que fixa. Assim visualizamos que as cinzas do fogo alimentam a terra e seus elementos são representados por pedras, madeiras, linhas horizontais, cores terrosas e amarelas, ...

Metal: este elemento é a energia retraída, o seu movimento é rígido é denso e este surge pela combinação de elementos presentes no solo, é representado pelo branco e tons metálicos.

Água: é o elemento do movimento, da adaptação, da abundância, da limpeza,  é representado pelas formas onduladas e pelas cores preta e azul e a água é conduzida pelo metal.

Madeira: as plantas crescem, certo? Pois bem,  a madeira retira da água a energia para crescer, expandir, produzir frutos, desta forma este elemento representa a expansão, o crescimento, o movimento para cima e isso só é possível quando as raízes estão bem fixadas no solo e com água pra nutrir, mas como tudo não é eterno a madeira alimenta as chamas do fogo e assim o ciclo se perpetua.

É importante que se entenda a importância e a função de cada elemento, pois quando há excessos, o lado negativo destes é ressaltado e a harmonia fica comprometida. Quer ver só?

Quando se tem fogo demais? a madeira é consumida, a água evapora, o metal derrete...
Quando os metais estão em excessao? Tudo fica estagnado, pois sua energia é densa e pesada...

Por fim, mais uma mensagem para refletirmos...

"Nenhuma atividade no bem é insignificante...As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes."
Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário